quarta-feira, 16 de novembro de 2016

CANÇÃO DOS MENINOS

CANÇÃO DOS MENINOS

Rompe galopeia abate vibra
picaretas de aço estão vibrando
e eu estou soltando a voz universal

mulher abri teus làbios
te darei as palavras

os meninos estão - me coroando
de flores campestres e de serpentinas
coloridas

e entendem a minha palavra e brincam
comigo as mulheres estão concebendo
e eu me orgulho pleno agora o cântico
dolorido dos escravos

e o tilintar das correntes vem do fundo
dos tempos e me comove eu ergo um
cântico  cheio de redenção as picaretas

estão rompendo uma nova estrada as
charruas estão cantando na madrugada
clara

eu estou semeando e os meus versos
são pássaros e asas   e hélice na luz
das estrelas eu leio os meus versos

o clamor dos escravos me comove
meu coração está transbordando

pegai na minha voz ò ventos !
pegai na minha voz ò tempestade !
soprai levai os meus versos

dai - lhe a grandeza dos fenómenos
 necessários dissolvei - vos meus
versos nas chuvas benéficas correi
nos rios caudalosos e nos rios tranquilos

sede as ondas  e o sal as marés os peixes
inumeráveis do hospitaleiro mar

nascei borbulhai na boca do povo falai a
linguagem fraterna dos companheiros unidos
cantai ao sol esplêndido da manhã nossa enchei
os canais e as sebes de música  suavíssima voai

milhões de pássaros voai meus pássaros plenamente
livres floresci meus versos e estação propícia e as
mulheres e homens louras e morenas estão apodrecendo
na planície e fertilizando - a os meninos me estão coroando
de flores campestres   e serpentinas coloridas

entendem o sentido das minhas palavras
eu lhes falo suavemente

mas a minha lìngua è ainda retórica ou
eu a queimarei eu me despirei hoje mesmo

tu  minha amada  chicoteia - me !
cuspe na minha face !
se me achares indigno  de falar os meninos !






Sem comentários:

Enviar um comentário